O IPC IMPLEMENTOU NA INSTALAÇÃO DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA (ESAC) MEDIDAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NA ENVOLVENTE OPACA E ENVIDRAÇADA PERMITINDO UMA REDUÇÃO APROXIMADA DE 7% NOS CONSUMOS ENERGÉTICOS TOTAIS DA INSTALAÇÃO.
As duas tipologias de operações identificadas no presente artigo, focam-se na melhoria do desempenho térmico da envolvente opaca e envidraçada (medidas passivas), no enquadramento dos blocos do edifício central do IPC-ESAC, com um investimento global de 230 mil euros (66% do valor total da candidatura ao POSEUR). O presente investimento permitiu uma redução na fatura total da instalação em cerca de 7%, correspondendo a 6.750€/ano.
O apoio financeiro concedido ao IPC – ESAC surgiu na sequência da candidatura ao 1º Aviso-Concurso POSEUR-03-2016-65, que visava apoiar projetos que contemplassem medidas de eficiência energética e energias renováveis, ativas e passivas, nas infraestruturas públicas da Administração Pública Central, obtendo economias de escala e ganhos de eficiência relevantes com a implementação de soluções integradas e com diversificação.